Home / Amor ao próximo / Projeto Bem Me Quer

Projeto Bem Me Quer

O Bem Me Quer é um projeto de puericultura voltado para crianças de 0 a 2 anos, que recebem o atendimento e acompanhamento mensal do médico, equipe de saúde bucal e equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde do Harmonia.
O Projeto nasceu há um ano atrás, inspirado e fundamentado nos conceitos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Programa Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal de São Paulo, o qual já atua em Itatiba.

Antes disso, já ocorria na Unidade, o atendimento de crianças na Clínica Odontológica para Bebês e o atendimento médico infantil, porém estes eram realizados separadamente. Com a intenção de dinamizar as consultas de puericultura, os profissionais envolvidos optaram por realizar um trabalho conjunto, de atendimento integrado, tendo como principais objetivos, a promoção da saúde, prevenção e fortalecimento do vínculo familiar e do vínculo equipe de saúde/paciente. Para isso, é realizado o acompanhamento multidisciplinar do desenvolvimento da criança de até 2 anos de idade com o atendimento clínico de enfermagem, médico e odontológico e ações educativas através de grupos de roda de conversas e troca de informações e experiências entre os pais e/ou cuidadores e os profissionais, que também contam com o apoio da Equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que são, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico e assistente social.
Existe a continuidade do atendimento e acompanhamento para as crianças maiores de 2 anos, porém em intervalos de tempo maiores que um mês.
Após um ano, já estamos colhendo os frutos do nosso trabalho conquistado neste curto prazo, como: aumento da procura pelos pais por consultas preventivas, melhor relacionamento entre equipe de saúde/paciente devido ao atendimento mais humanizado, maior controle das carteiras de vacinação devido a periodicidade das consultas e muito mais.

Este programa de puericultura existe em todas as unidades básicas de saúde do município, porém com outros nomes. Com o nome Bem Me Quer, apenas no Harmonia. “E em todas as unidades nas quais a Equipe de saúde bucal está envolvida, temos o apoio e orientação da coordenação de Saúde Bucal do Município, que tem como responsável a Dra. Thaís Indalécio.”, complementa Schirley Oliveira.

Na odontologia, além do acompanhamento do desenvolvimento muscular e fisiológico da boca, orientações nutricionais, orientações dos hábitos de sucção de chupeta, dedo e mamadeira, entre outros, trabalhamos muito o aspecto lúdico do atendimento para tornar as consultas mais agradáveis e menos traumáticas, o que irá refletir para sempre no futuro das crianças frente ao dentista.
O objetivo ,a longo prazo , é que com essas ações preventivas, possamos diminuir o índice de cárie, dentes perdidos precocemente e má oclusões por hábitos funcionais deletérios( chupeta, mamadeira, dedo, roer unhas..) na primeira infância ( 0 a 6 anos).

Alguns dos assuntos abordados nas rodas de conversa são:
-depressão pós parto
-cuidados com o recém-nascido
– retorno da mãe ao trabalho
– amamentação
– desenvolvimento da fala
– cansaço da mãe nos primeiros meses
– vacinação
– nascimento dos primeiros dentes

Responsáveis pelo grupo:
Schirley Oliveira: dentista da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Harmonia e membro do Comitê Local do Programa Primeiríssima Infância de Itatiba
Luciana Rela: dentista da UBS Harmonia
Talita Leal: auxiliar de saúde bucal da ESF Harmonia
Amanda Mastellaro: auxiliar de saúde bucal da UBS Harmonia
Tárika Serena de Oliveira: auxiliar de enfermagem
Roselene Franco Penteado: técnica de enfermagem

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta