Últimas Notícias
Home / Bem estar / Projeto “Pequenos sorrisos” ensina crianças da CEMEI – Lourdes Trindade Coelho a importância da higiene bucal

Projeto “Pequenos sorrisos” ensina crianças da CEMEI – Lourdes Trindade Coelho a importância da higiene bucal

Na última quarta-feira (16) foi realizada a ação de Responsabilidade Social Empresarial “Pequenos Sorrisos” junto a CEMEI Lourdes Trindade Coelho, localizada na Vila Cruzeiro. Esta ação foi desenvolvida pelos estudantes universitários do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, na disciplina Agência Experimental, com o objetivo de conscientizar as crianças e seus responsáveis sobre a importância da saúde bucal.

A ação social foi realizada com um grupo de em média 100 crianças da faixa etária de 6 meses a 5 anos, que participaram no período da manhã e da tarde de avaliação bucal e atividades lúdicas sobre as práticas corretas de realizar a higiene dental. Buscou-se trazer a conscientização dos pais e responsáveis a respeito da importância da execução diária dos hábitos bucais em seus filhos.

De acordo com o Ministério da Saúde (2015) “a cárie é uma doença bucal que, se não tratada, pode trazer inúmeros outros problemas graves para a saúde ao longo de toda a vida. No Brasil, bebês com idade entre um ano e meio e três anos já têm em média um dente cariado. Mesmo na região sudeste, onde há mais recursos, a ocorrência de cárie nessa faixa etária varia entre 31% e 39%. (…) esses dados do Ministério da Saúde mostram uma situação muito preocupante. E a cárie é uma doença que pode ser prevenida, ou seja, evitada.”

Consciente sobre as boas práticas de responsabilidade social a Clínica Ita Odonto promoveu a ação “Pequenos Sorrisos”, pois entende que as empresas devem ser participantes junto a sociedade, compartilhando conhecimento e ações que reverberem positivamente. Como representante da clínica a Dra Odontopediatra Rosangela Altarejo de Oliveira relatou que “Projetos como esse que os alunos da PUC estão realizando são muitos especiais porque nos trazem um contato mais direto com as crianças nas suas devidas faixas etárias. Aqui na escola, por exemplo, atendemos crianças de 4 meses até os 5 anos de idades, cada um nas suas fases de dentição e com seus probleminhas. Os maiorzinhos já tendo má oclusão, alguns probleminhas de lesão de cáries, então nós conseguimos detectar bastante coisas nas crianças e poder dar instrução, fazer as atividades e interagir bastante com eles foi muito especial, nós gostamos

muito e acredito que agora eles possam encarar o dentista como algo mais legal e não traumatizante.”

Como representante da CEMEI, a professora Patrícia Viviane Chicoli afirmou que “foi uma tarde muito gostosa, as crianças se envolveram bastante com as atividades, que foram lúdicas, e teve a presença da mascote Dentinho que conquistou as crianças. Desde pequenos eles já entendem a importância da escovação, espero que voltem mais vezes.”

Veja também

Baile de Máscaras – Cobertura Padovani Fotografias

Acompanhe a cobertura que nosso querido fotógrafo Alexandre Padovani fez de nosso último evento, o luxuoso …

Deixe uma resposta