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Saiba mais sobre Treinamento Funcional

Jeferson Machado, professor e personal, nos explica na entrevista a seguir um pouco mais sobre esta atividade física que está sendo cada vez mais procurada:

Q: Como funciona o treino funcional?
Bom, o próprio nome já diz que funciona né (rs)! Na verdade, o treinamento funcional é uma modalidade esportiva onde o aluno realiza exercícios dinâmicos, que por sua vez proporcionam a ele uma coordenação motora mais elevada, aumenta sua capacidade e equilíbrio e ainda fortalece e desenvolve sua estrutura muscular e articular.

Q: Os resultados são os mesmos do que quando se faz musculação na academia?
Depende do objetivo de cada aluno, pois cada pessoa tem um perfil. Um aluno que prefere exercícios mais localizados e estáveis vai preferir musculação e terá melhores resultados tanto na hipertrofia muscular como no emagrecimento. Porém, um aluno que gosta de algo mais dinâmico e desafiador ou já enjoou das séries da musculação, vai obter mais resultados com o treinamento funcional e pela motivação de estar praticando algo mais dinâmico se dedicará muito mais, pois os resultados do TF são muito rápidos pelo sistema de treinamento que se é aplicado.

Q: Qual o método do treino?
O método do treinamento funcional é semelhante aos treinamentos esportivos onde se tem a necessidade de mesclar coordenação motora, com exercícios de força e resistência. Os exercícios são separados por diferentes estações, sendo que cada um tem seu propósito e objetivo a ser cumprido em um determinado tempo.

Q: Quantas vezes por semana é necessário fazer?
Sempre indico que façam no mínimo 2 vezes por semana. Para resultados mais eficientes, o mínimo de 3x na semana é o ideal. Cada sessão de treinamento deve ter em torno de 30 a 45 minutos, dependendo da intensidade dos exercícios a serem realizados e considerando também o estágio de capacidade física atual do aluno.

Q: Qual a principal diferença do treino funcional e da musculação?
Na minha opinião, a musculação é uma modalidade de treinamento resistido onde se tem uma maior estabilidade durante a execução dos movimentos, possibilitando ao aluno treinar com cargas mais altas ou mais pesadas.
Agora, no Treinamento Funcional, o aluno tem maior mobilidade nos exercícios, gerando um gasto energético muito elevado. Por se tratar de exercícios multiarticulares, podemos trabalhar com braços, pernas e abdômen ao mesmo tempo, por exemplo. Com isso, se potencializa o emagrecimento, definição e hipertrofia muscular.

Q: Quais os tipos de treinamentos?
Os exercícios são semelhantes a alguns treinamentos ou aquecimentos de algumas modalidades esportivas como: futebol, handebol, tênis e lutas em geral.
A partir de qual idade o treinamento funcional é indicado?
Sempre indico para crianças acima de 12 anos e a idade limite vai de acordo com a capacidade física de cada pessoa. A partir disso é indicado para todos, o que vai diferenciar é a intensidade e os tipos de exercícios a serem aplicados.

Onde encontrar:
J Fitness
Rua Jundiaí, 606, Centro – Itatiba/SP
Contato: (11) 4538-3173

Sobre Jeferson Machado:
Prof. Esp. Jeferson Machado CREF. 122369G/SP
Prof. Licenciado – FESB – Bragança Pta/SP.
Prof. Bacharel – Unifia – Amparo/SP
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício – UGF- Campinas/SP
Pós Graduado em Prescrição de Exercícios – UGF – Campinas/SP
Capacitado em Pilates – Espaço Vida Pilates – Campinas/SP
Ex-Atleta de Futebol de Campo – América Mineiro – Belo Horizonte/MG

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