Home / Beleza / Saiba tudo sobre o clareamento a laser

Saiba tudo sobre o clareamento a laser

Dra. Thaisy Gerlach dos Reis
CRO:107744

A cada dia que passa os tratamentos a laser ganham mais relevância na tecnologia médica.  No clareamento a laser, a luz ativa os cristais presentes no gel de branqueamento. O que muda entre os tratamentos não é o potencial clareador e sim o dessensibilizante presente em cada um. O Laser tem como função acelerar a eficácia do gel clareador e diminuir a sensibilidade causada por conta dos seus efeitos terapêuticos

Existem clareadores que dispensam o uso do laser para a sensibilidade. Estes procedimentos são realizados com a aplicação de um gel nos dentes, aplicado pelo dentista após a proteção da gengiva. O dentista acompanha o tratamento observando as reações presentes no paciente, tanto em relação a eficácia quanto ao grau de sensibilidade. É possível realizar um clareamento dental com segurança e com o mínimo de sensibilidade se forem tomados os devidos cuidados.

O dentista começa o processo removendo a placa presente nos dentes do paciente, depois isola as gengivas e aplica o gel de branqueamento, por último é realizada a aplicação do laser. Clareamento a laser é aconselhado para aqueles que desejam um resultado quase imediato.

A diferença do gel utilizado pelo dentista para o caseiro é a concentração de peróxido de hidrogênio, onde o primeiro possui 37% e o segundo possui cerca de 10%.

O clareamento a laser vem ganhando mais espaço no mercado por diversos motivos. Tem uma eficácia gigantesca em um tempo mínimo, cerca de 1 hora e ainda por cima não causa dor e a sensibilidade é diminuída consideravelmente. Ele pode ser considerado a melhor opção para todos aqueles que desejam um tratamento estético o mais rápido possível.

Esses produtos clareadores são seguros para a saúde?

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Odontologia e na Medicina, se usados corretamente, conforme orientações profissionais e particularidades de cada paciente, os clareadores não causam prejuízo à saúde.

O clareamento pode enfraquecer ou desidratar os dentes?

Isso já chegou a acontecer quando se usava-se emissão de calor excessiva durante o clareamento para acelerar os resultados. Hoje às técnicas são muito seguras devido ao avanço da odontologia.

Os cremes dentais clareadores funcionam de verdade?

O mecanismo de ação desses cremes não funciona como clareador. Não há substâncias clareadoras em sua composição e, sim, partículas abrasivas que provocam um desgaste superficial no dente, removendo parte dos pigmentos mais externos dando uma sensação de branqueamento. Mas essa ação pode ser bastante danosa e prejudicial aos tecidos dentários, portanto não devem ser, definitivamente, uma opção de clareamento

Quanto tempo demora para se fazer um clareamento?

O tempo de duração varia de paciente para paciente, dependendo de alguns fatores como,  organismo do paciente, tipos das manchas, técnica utilizada e  colaboração e comprometimento do paciente com as orientações prestadas.

Há efeitos colaterais ao clareamento dental?

Sensibilidade dos dentes à temperatura é o efeito colateral mais comum do clareamento dental. Embora nem todos os casos de clareamento levem à sensibilidade, alguns pacientes a relatam. Todavia, esse efeito é temporário, regredindo rapidamente quando suspensas as aplicações.

Quais tonalidades de dentes respondem melhor ao clareamento dentário?

É fato que algumas manchas são mais sensíveis ao processo. A coloração amarelada, por exemplo, responde de forma mais rápida ao clareamento na maioria dos casos. Dentes escurecidos pela idade, genética, fumo ou café também têm uma boa resposta.

Por outro lado, manchas com tons azuis e acinzentados, causados pelo uso excessivo de antibióticos ou por tratamento de canal, respondem de forma mais lenta ao tratamento.

Para saber mais:

Dra. Thaisy Gerlach dos Reis
CRO:107744
Rua Senador Lacerda Franco, 126
Centro – Itatiba/SP
Tel.: (11) 4524-1744
www.sorrix.com.br
Inst/Face: SorrixOdontologia

 

Veja também

Banda NHS – 25 anos

Banda NHS – 25 anos   A Banda NHS surgiu em meados de 1993, na …

Deixe uma resposta