Home / Destaques / Seu cão já tomou V10 esse ano? Porque vacinar em veterinário?

Seu cão já tomou V10 esse ano? Porque vacinar em veterinário?

Infelizmente, no Brasil, a única vacina obrigatória é a da raiva. Levar seu cão em campanha de vacinação o deixa com a sensação de dever cumprido, mas infelizmente seu melhor amigo continua correndo muito risco de morte. Menos de 25% dos animais em nosso país são devidamente vacinados. As doenças prevenidas pela V10 são de fácil transmissão. É muito triste ver um cão com cinomose e mais triste ainda saber que ele estaria vivo e feliz se tivesse sido vacinado.

A vacinação é eficiente e barata! Quando ele adoece por essa ou outra enfermidade que existe na vacina, os gastos com medicação são altos e a chance do animal morrer é altíssima. A transmissão é muito fácil e a maioria dos cães não vacinados ficará doente se entrar em contato com o vírus, nem precisa ter contato direto com o animal doente. Nós mesmos podemos levar o vírus para dentro de casa em nossas roupas e sapatos sem saber.

A cinomose não tem cura. Os poucos sobreviventes, menos de 5%, ficam com sequelas e podem morrer a qualquer momento ao longo da vida. Nunca ficam livres do vírus.

As vacinas polivalentes (V10) para cães protegem contra cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose e leptospirose. Ela deve ser aplicada a partir de 45 dias de vida, com reforço mensal até 4 meses e uma dose anual sempre. A leptospirose deve ser reaplicada a cada seis meses. As campanhas de vacina imunizam contra raiva, que é uma zoonose (doença transmitida dos animais para os homens), mas não é apenas essa vacina que seu animal deve tomar.

Para os gatos existem 3 tipos (tríplice, quadrupla e quíntupla). Gatos domiciliados, com 2 ou 3 gatos na mesma casa, devem receber 2 doses de tríplice quando filhotes e um reforço anual. A quadrupla é recomendada para colônias de gatos e a quíntupla só deve ser usada mediante exame de sangue.

Além dessas existem as vacinas contra gripe, giárdia e leishmaniose para cães. Gripe e Giardia são vacinas importantes que devem ser feitas anualmente. A Leishimaniose pode ser usada em locais de endemia da doença, mediante exame de sangue.

Recomendamos duas visitas anuais no veterinário, pelo menos. Eles serão vacinados, vermifugados e serão dadas as devidas orientações quanto ao peso, alimentação, prevenção de doenças e parasitas, etc.

É importante ressaltar que existem vacinas éticas e não éticas. As vacinas éticas são aquelas aplicadas em clínicas veterinárias, por veterinários. São vacinas muito boas que garantem uma boa imunização para o seu animal de estimação e devem ser aplicadas conforme indicação do profissional.

Vacine seu animal apenas em clínica veterinária!

Fernanda Ciffoni e Maria Inês B. Fruet
Clínica Veterinária Quatro Patas
(11) 4538-1596 | (11)4538-0893

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta