Home / Agenda / Teatro Ralino Zambotto
Foto: Arquivo/PMI
O Teatro Ralino Zambotto receberá o espetáculo 'O Encantado Lago dos Cisnes'

Teatro Ralino Zambotto

Ballet itatibense remonta “O Lago dos Cisnes”

No próximo sábado, dia 19, o Teatro ‘Ralino Zambotto’ receberá o espetáculo ‘O Encantado Lago dos Cisnes’, apresentado pelos alunos das oficinas de ballet ‘Moinho das Artes’, do Polo Leste e do Jardim das Nações. A atração é uma adaptação da obra renomada do compositor russo Tchaikovsky, ‘O Lago dos Cisnes’, de 1877. 

Apresentamos esse espetáculo promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, com nossos alunos das oficinas de ballet ‘Moinho das Artes’. O ballet clássico é sonho de muitas crianças e ver tantas se desenvolvendo e revelando talento e alegria na montagem é verdadeiramente motivo de muito orgulhoa todos nós. Parabéns aos alunos e à professora Natalie Mirabelli, que acompanha o projeto desde o começo”, comentou o Prefeito João Fattori.

SINOPSE – A adaptação municipal conta que  havia um príncipe chamado Siegfried, que, ao completar 21 anos deveria escolher uma princesa para se casar. Nesse dia ele vai até um lago, cheio de seres encantados, perto de seu reino, em busca de alguma aventura. De repente vê de longe um misterioso cisne branco, que se transforma em uma linda moça. Ao aproximar-se, Odette revela à Siegfried que era uma princesa que foi vítima de um feitiço da terrível Bruxa Rothbart, fadada a ser cisne durante o dia e apenas a noite, por algumas horas, voltar a sua forma humana. Ela explica que a única maneira de desfazer essa maldição é receber o juramento de um amor verdadeiro. 

Apaixonado por Odette, o príncipe promete salvá-la e volta ao seu reino para declarar que já tinha escolhido a princesa com quem iria se casar. Mas, escondida, a Bruxa observava tudo o que tinha acontecido e decide acabar com o plano de Siegfried. Na noite seguinte o príncipe retorna ao lago esperando encontrar Odette, mas é surpreendido por Odile, filha da Bruxa, que se assemelhava muito à Odette. Siegfried deixa-se levar pelo plano maldoso de Rothbart, mas quando estava a ponto de fazer seu juramento, Odette aparece e o príncipe então percebe seu engano. Após uma batalha terrível, Siegfried derrota a Bruxa e salva Odette de sua maldição concluindo seu juramento de amor!

Muitas apresentações no mês de aniversário da cidade

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está recheando os finais de semana do teatro com apresentações desde o início deste mês de novembro. “São apresentações para atender diferentes tipos de público, sempre de uma forma bastante democrática e valorizando nossos talentos. Os eventos realizados no Teatro possuem uma grande adesão da população, que trazem toda a família”, disse o Secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo.

A partir da última semana, o teatro é palco da 8ª Mostra Arte e Vida, que conta com quatro peças, sempre às 20h: ‘Chapeuzinho Vermelho – Uma versão avermelhada’, ‘As mentiras que todos nós contamos’, ‘Gatos – O musical’ uma adaptação do espetáculo ‘Cats’ da Broadway e ‘Uma família em apuros’.

A Mostra é realizada pela Prefeitura de Itatiba por meio do Centro de Atividades Complementares (Caec) da Secretaria da Educação. Os espetáculos são estrelados pelos alunos dos projetos ‘Arte Vida’ e ‘Rádio em Foco’, ambos da rede municipal de ensino e são organizados pelos coordenadores do Projeto Teatro Educação Arte Vida.

Os ingressos antecipados já podem ser retirados no Caec (ao lado do Polo Oeste, na Rua Carlos Busca, 80, Alto de Fátima) e na Biblioteca Municipal ‘Chico Leme’ (Rua Campos Salles nº 380, Centro). A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem como contribuição a troca do ingresso por alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal (sabonete, fio dental ou creme dental), para serem doados as entidades assistenciais do município.

Novembro começou bem

Foto: Arquivo/PMI
A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo homenageou Itatiba incluindo um ‘Parabéns pra você’ em seu repertório – Foto: Arquivo/PMI

No dia 1º, em comemoração aos 159 de emancipação político-administrativa da cidade, Itatiba recebeu a apresentação da ‘Banda Sinfônica do Estado de São Paulo’, que sobre a regência do Maestro Marcos Sadao Shirakawa, abrilhantou a noite difundindo a música de concerto. No repertório da banda os espectadores puderam ouvir composições de Alfred Reed, Chiquinha Gonzaga, James Barnes além de um especial ‘Parabéns para você’ em homenagem a cidade.

A peça ‘Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa’, é estrelada por Tânia Bondezan e dirigida por Odilon Wagner
A peça ‘Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa’, é estrelada por Tânia Bondezan e dirigida por Odilon Wagner. Foto: Arquivo/PMI 

A noite da sexta-feira, dia 4, o público pode acompanhar a comédia ‘Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa’, estrelada por Tânia Bondezan e dirigida por Odilon Wagner no espetáculo de Mônica Salvador. A peça é um grande sucesso de público na Argentina, onde está em cartaz há mais de 10 anos.

A Orquestra de Violas apresentou um repertório especial com o melhor do sertanejo. Foto Arquivo/PMI
A Orquestra de Violas apresentou um repertório especial com o melhor do sertanejo. Foto Arquivo/PMI

No sábado e domingo, 5 e 6, o Teatro recebeu a Orquestra de Violas e o Concerto Barroco, respectivamente. O grupo dos Violeiros de Itatiba apresentou um repertório especial, com as melhores canções sertanejas para todo o público.

Os alunos do Conservatório 'Alba Panzarin Degani' apresentaram diversas músicas do estilo barroco. Foto: Arquivo/PMI
Os alunos do Conservatório ‘Alba Panzarin Degani’ apresentaram diversas músicas do estilo barroco. Foto: Arquivo/PMI


No dia seguinte, os alunos da oficina de violino do Conservatório ‘Prof.ª Alba Panzarin Degani’, apresentaram diversas músicas do período barroco.

Veja também

Itatiba conquista curso gratuito de Construção Civil

Mais capacitação para Itatiba: na manhã de terça-feira, 19, o Prefeito Douglas Augusto e a …

Deixe uma resposta