Home / Destaques / Terceira idade

Terceira idade

Com o avanço tecnológico no campo da saúde e mudanças no estilo de vida das pessoas, a expectativa de vida do brasileiro hoje é de 75,8 anos. Em consequência disso, a população idosa aumenta consideravelmente e necessita de atenção e cuidados especiais.
Neste contexto, surgiram também diversos desafios para toda a sociedade, que deve criar novos meios de amparar melhor os idosos. No campo da Odontologia, houve grandes avanços nas últimas décadas, e hoje há diversos tipos de tratamentos odontológicos desenvolvidos para garantir o conforto desse público.
Muitas vezes, os pacientes chegam ao consultório buscando apenas melhorias estéticas, mas é importante ressaltar a eles que os
tratamentos odontológicos na terceira idade garantem muito mais que o aumento da autoestima, podendo recuperar a boa mastigação, sanar dores e melhorar a comunicação, além de muitas vezes prevenir outros problemas de saúde que poderiam ser causados pela má saúde bucal.
No geral, esta parcela da população é acometida por problemas bucais como a xerostomia (boca seca), cáries de raiz, danos nas pontes/próteses totais, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal (candidíases, leucoplasias, etc), câncer bucal, etc.
Então, é fundamental que o cirurgião dentista forneça, antes de tudo, orientações específicas quanto à higiene bucal de seus pacientes idosos. Manter uma rotina diária e adaptar os cuidados conforme as mudanças do corpo podem ser suficientes para manter os dentes inteiros e brilhantes durante toda a vida.
Além disso, ter acompanhamento sistemático de um dentista é essencial. A periodicidade de visitas ao consultório deve variar a cada três e seis meses, dependendo das condições gerais do idoso.
Além da higiene bucal e das consultas regulares, o idoso precisa estar atento também às seguintes causas de problemas bucais (e procurar auxílio médico em casos mais graves):
1. Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
2. Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
3. Medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.
Outra orientação importante aos idosos é observar os cuidados com
dentaduras e pontes móveis quanto à sua limpeza. A periodicidade dessa prática deve se dar após cada refeição, antes de dormir e ao acordar, pois placas bacterianas também se formam sobre as próteses.
A Odontologia atual tem um amplo leque de novos procedimentos, imbuídos de novas tecnologias à disposição da melhor idade, entre elas as próteses desenhadas e executadas com o auxílio do computador e os implantes realizados com técnicas cirúrgicas menos invasivas, auxiliadas por softwares avançados e precisos.
Essas associações diminuem o tempo de procedimento, e menor exposição do campo cirúrgico gerando menos dor, edema e risco de infecção.
É importante que o paciente entenda que uma boa saúde bucal pode garantir uma vida ainda mais longa e s

onde encontrar:
Raquel Rossi
Odontologia Digital

Ed. Inside Corporate
R. Crescêncio da Silveira Pupo, 75 Sala 66 – 6º andar
Cep: 13.256-330
Vila Cassaro | Itatiba-SP
e-mail: odonto@raquelrossi.com.br
Tels.: (11) 4538-0007
(11) 97682-0313
www.raquelrossi.com.br

 

 

Veja também

Show Felipe Araújo – Sossega Madalena

Na quinta-feira, véspera de feriado, o Sossega Madalena recebeu o cantor Felipe Araújo. Com a …

Deixe uma resposta