Home / Destaques / Toma café e sente vontade de ir ao banheiro? Entenda porquê

Toma café e sente vontade de ir ao banheiro? Entenda porquê

Quem acorda cedo para ir ao trabalho ou à escola, normalmente não abre mão daquela xícara de café para despertar. No entanto, da mesma forma que a bebida nos faz sentir mentalmente estimulados, ela também impulsiona os níveis de ácidos do estômago, causando uma reação no intestino, que provoca uma vontade de fazer cocô. As informações são do Daily Mail.

Levando isso em conta, especialistas criaram um vídeo mostrando como ocorre este processo. Em um primeiro momento, os cientistas avaliaram que a cafeína poderia ter o efeito laxante, que é o que acontece com 3 a cada 10 pessoas. Mas eles também constaram que o descafeinado tem o mesmo comportamento, enquanto a coca-cola light, não, sugerindo portanto, o grande problema ser um produto químico do café.

O vídeo produzido pela Sociedade Química Americana aponta que a natureza ácida do café provoca reações no estômago das pessoas: “isto faz com que o estômago esconda um nível elevado de ácido gástrico, que é o fluido ácido que ajuda o corpo a quebrar as proteínas”.

Ainda segundo o material, a bebida contém um componente chamado ácido clorogênico, que eleva os níveis de ácido. “Este aumento na acidez pode causar no estômago a vontade de despejar o seu conteúdo o mais rápido possível”, o que talvez explique porque algumas pessoas sentem a necessidade de correr para o banheiro depois de beber um copo de café.

De acordo com a pesquisa, o café afeta o intestino grosso em quatro minutos após a ingestão, tendo o mesmo efeito de uma pessoa que ingerisse uma comida pesada, como um lanche, por exemplo.

Via: Terra

Veja também

58ª Edição – Valentina Herszage

Valentina Herszage A nova promessa da Globo para o mundo!

Deixe uma resposta