Home / Destaques / Transtorno alimentar é assunto sério!

Transtorno alimentar é assunto sério!

Nara Baptistella Rabechi – Nutricionista | CRN 3 38324
Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas que se caracterizam por profundas alterações no comportamento alimentar, percepção da forma corporal e controle de peso, que resultam em sérios prejuízos clínicos, psicológicos e sociais (ALVARENGA, 2015).
Existem diferentes tipos de transtornos alimentares, entre eles estão: Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar e Transtorno Alimentar Não Especificado, cada um deles com suas características, mas todos igualmente graves. Se não tratados adequadamente, os transtornos alimentares podem causar diversas consequências clínicas importantes, podendo levar até mesmo à morte, em casos mais complexos. Esse tipo de transtorno é causado por diversos fatores, como genéticos, psicológicos, sociais, culturais, entre outros, e seus sintomas são variados, observando-se desde a restrição alimentar severa, até a compulsão alimentar, muitas vezes acompanhados de comportamentos compensatórios.
Os grandes fatores de risco para o início de um transtorno alimentar são: a realização de dietas restritivas e a insatisfação corporal. No mundo em que vivemos, hoje com tantas influências das pressões sociais e da mídia, criou-se a necessidade de encaixar-se em um padrão ideal de beleza, assim como ter uma alimentação “perfeita” para alcançar tais objetivos. Por isso, é fundamental termos uma visão crítica e questionarmos os padrões de beleza e de neurose alimentar que nos cercam, para auxiliarmos na prevenção do aparecimento e desenvolvimento de transtornos alimentares. Determinados comportamentos considerados comuns atualmente, não podem ser aceitos como normais e saudáveis sem antes fazermos o adequado questionamento.
Os transtornos alimentares são doenças graves e, muitas vezes, são diagnosticadas e tratadas de forma inadequada. É fundamental buscar ajuda de profissionais capacitados e de diferentes áreas, como nutrição, psicologia e psiquiatria, para a obtenção de uma melhora do comportamento alimentar e aceitação corporal, afinal, comer faz parte da nossa vida e tal ato deve ser realizado sem culpa e sempre valorizando a diversidade corporal e a real saúde!

PARA SABER MAIS:

Nara Baptistella Rabechi
Nutricionista – CRN 3-38324
Rua Santo Bredariol, 685
Giardino D’ Itália
Cep: 13256-220 – Itatiba/SP
Tel.: (11) 4534-3120

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta