Home / Destaques / Twitter revela que retuíte vale mais do que autógrafo

Twitter revela que retuíte vale mais do que autógrafo

Por Giovane Almeida

Dá um RT aí, mano! O avanço da tecnologia trouxe ao homem grandes inovações, tornando o difícil, fácil, o distante, próximo e o valioso, desvalorizado. De acordo com uma matéria publicada no jornal britânico The Independent, uma pesquisa realizada pelo próprio microblog Twitter revelou que os fãs preferem ser retuitados pelo seu artista preferido do que ter um autógrafo em um simples pedaço de papel. Para o mundo que eu quero descer, vá!

Não é brincadeira, não. De acordo com a rede social, que conduziu uma pesquisa online, 60% disseram que o Twitter é a melhor forma de interação com os artistas, pois “permite saber que eles são reais”. A gente sabe que alguns artistas preferem que seus assessores atualizem suas redes, mas outros realmente estão conectados e mantém contato com seus fãs diariamente. Os entrevistados disseram que a plataforma cria uma ilusão da relação autêntica entre o fã e o ídolo, sem restrição. Para John Curran, antropólogo ouvido na reportagem, o sacrifício de passar horas em uma fila para conseguir o autógrafo não tem mais significado como antigamente. Segundo ele, a nova era da informação proporcionou grandes mudanças e hoje qualquer um pode ser mais do que um simples fã. Se você ficou em alguma fila de um show lá nos anos 90, sinta-se privilegiado por ter vivido naquela época.

“A cultura digital está mudando tanto a forma com que interagimos com nossos ícones, que os fãs agora têm acesso direto a seus cantores favoritos”, disse um representante do Twitter. Ainda de acordo com a pesquisa, Taylor Swift e a escritora JK Rowling, dona da saga Harry Potter, são as duas artistas que os fãs mais têm contato e recebem resposta. “Para muitos, o retweet é o novo autógrafo”, comentou o representante.

JK Rowling

Enquanto alguns se matam para chamar a atenção do seu artista no Twitter, para ganhar uma resposta ou um RT que trará seguidores, ainda há fãs que preferem o antigo autógrafo como uma lembrança mais concreta do ídolo. Há dois anos, um fã vendeu o álbum Sgt. Peppers com o autógrafo dos quatro integrantes dos Beatles por 200 mil libras, o equivalente a R$ 1,2 milhão. Tem maluco que paga.

E você, prefere um autógrafo em um simples papel ou um retweet?

Aproveita, me segue lá no Twitter (@almeidago) e ganhe um RT super de graça!

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta