Home / Destaques / Um norte nos primeiros passos
Fotos: Arquivo Pessoal

Um norte nos primeiros passos

Desde o aprendizado de forma atrativa e lúdica, até o contato com a natureza e valores, é durante a infância que se cria uma base para o caráter

Durante o crescimento, a criança precisa de atenções que são essenciais para o ensino e crescimento, não só físico, mas também intelectual e moral. Durante os dez primeiros anos de vida, segundo estudiosos, a mente é mais suscetível a impressões, sejam boas ou más, ou seja, é norteado o progresso na direção certa ou errada, como contou a diretora da escola Educativa, Thelma Constantino Saab. “De um lado muita informação inútil pode ser adquirida; do outro, conhecimento sólido e valioso”.

Assim, as lições aprendidas, os hábitos formados durante os anos da infância, têm mais a ver com o caráter e a direção da vida do que todas as instruções e educação dos anos posteriores. Com base nesses fundamentos, a Educativa trabalha em dois ciclos: a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, dos dois aos dez anos de idade, com métodos e instrumentos para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

Desde os dois anos, as crianças têm, por exemplo, aulas de Filosofia. “De forma bem lúdica, por meio de contação de história, desenvolvemos temas relacionados ao viver em sociedade, valorização e respeito das diferenças e valores cristãos”. E como brincar não pode faltar, a escola também busca esse equilíbrio, “respeitando as crianças nas suas individualidades e propondo desafios”. Outro ponto marcante nesse início é a família. “Consideramos a presença e parceria da família fundamentais para a aprendizagem dos alunos”, ressalta Thelma.

Necessidades

Como cada faixa etária tem e exige suas necessidades, são utilizados instrumentos para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, como forma também de trabalhar as necessidades individuais. Na Educação Infantil, por exemplo, é compartilhado bimestralmente um relatório com os pais. Já no Ensino Fundamental, essa análise é feita por avaliações, trabalhos individuais e em grupos, e também são compartilhados bimestralmente com os pais, com suporte de pedagogas, psicopedagogas e psicóloga.

E é nesse segundo ciclo que as crianças começam a ter contato com conteúdos mais estruturados e divididos em disciplinas. “Acreditamos que as vivências e experiências fazem parte da aprendizagem e o contato com a natureza é fundamental para a educação, principalmente a educação voltada para as crianças. Os alunos têm aulas diversificadas, com professores especialistas, tais como Teatro, Artes, Tecnologia, Música, Inglês, Educação Física. Além disso, todas as salas do Ensino Fundamental contam com lousa digital e acesso a internet, recursos que dão agilidade e fazem as aulas mais dinâmicas.

“Educação é instrumento de transformação e a escola tem que contribuir com a sociedade e o futuro dela. Nossa proposta pedagógica tem essa razão de ser”, concluiu a diretora.

Onde Encontrar:
Colégio Educativa
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Av. Santo Bredariol, 270 – Giardino D’Itália – Itatiba – SP
Tel: (11) 4538-8213 – www.educativaitatiba.com.br

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Edson Fotos

Acompanhe a cobertura incrível que o pessoal do Edson Foto fez de nossa última festa, …

Deixe uma resposta