Home / Comportamento / Uma dança nas alturas!
Apresentação da Larissa no Festival de fim de ano Katia Pimenta 2015

Uma dança nas alturas!

Escola une dança, condicionamento físico e aventura em uma só aula

O tecido acrobático é uma modalidade originalmente circense, mas que ganhou o mundo e as academias de dança. E também as crianças, que passaram a ter acesso, em aulas adaptadas, aos exercícios e benefícios proporcionado pela atividade, também considerada um esporte.

A escola de dança Ballet Kátia Pimenta, em Itatiba, iniciou as aulas de tecido acrobático em Fevereiro deste ano, sendo a primeira escola na cidade a oferecer a prática. A ideia surgiu a partir de uma parceria entre a graduanda de educação física, Larissa Gavião de Almeida e Kátia Pimenta, quando ambas perceberam que não havia nenhuma oferta desta atividade na cidade: “Achamos que poderia ser uma boa oportunidade. Realizei uma apresentação de tecido no festival de final de ano da escola e no semestre seguinte iniciamos com as aulas, já com significativa procura”, conta Larissa.

Ainda segundo a profissional, as aulas são ministradas dentro de um período de uma hora, duas vezes por semana, onde são realizadas acrobacias aéreas diversas. “Aqui as crianças praticam poses, figuras, travas e quedas, sempre com a supervisão de um professor. As aulas também são divididas em horários para crianças e horários para adultos, de forma a ter um melhor aproveitamento dos diferentes objetivos e ritmos de cada aula. As aulas são musicadas e bastante descontraídas, levando sempre em conta o desenvolvimento da autonomia do aluno, tanto motora quanto criativa”.

Larissa também ressalta que o tecido acrobático é uma atividade não competitiva e, sim, demonstrativa. Desta forma, o ambiente em que os alunos são inseridos para aprender a modalidade é descontraído e integrado, além de colaborar diretamente para o desenvolvimento físico das crianças. “Trabalhando por meio de exercícios extremamente completos e ao mesmo tempo lúdicos, as crianças desenvolvem capacidades como força, flexibilidade, resistência e coordenação motora, além de explorar sua expressão artística e seu autoconhecimento. Ao longo das aulas, elas são desafiadas a aprender movimentos novos no tecido, desenvolver ainda mais os movimentos já incorporados, ganhando condicionamento físico, desenvolvendo capacidades e, ao mesmo, trabalhando isso com cada vez mais autonomia e confiança”, diz.

katia pimenta

Crianças a partir dos sete anos de idade podem ser inscritas nas aulas de tecido acrobático. A modalidade é bastante democrática e direcionada para crianças, adolescentes, adultos e idosos. No entanto, caso haja qualquer restrição médica, é imprescindível que o professor responsável pelas aulas seja informado, para melhor direcionar as aulas para este aluno especificamente.

Mesmo que soe como uma atividade arriscada, Larissa afirma que as aulas são extremamente seguras e monitoradas. “Os pais podem ficar tranquilos, pois se trata de uma atividade em que o aluno sempre será orientado pelo professor responsável, além de estar ao mesmo tempo se divertindo e estimulando seu desenvolvimento motor e psicossocial”.

Para saber mais:
Ballet Katia Pimenta
Rua Campos Sales 111 – Centro – Itatiba – SP
Telefone: (11) 4524-6897
E-mail: contato@balletkatiapimenta.com
Facebook: Ballet Katia Pimenta

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta