Home / Destaques / Vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 13 anos

Vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 13 anos

o-VACINA-HPV-SUS-facebook

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra o HPV. Meninas com idade entre 9 e 13 anos devem tomar a vacina que está disponível em todas as unidades de saúde de Itatiba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É importante levar a carteirinha de vacinação e documento que comprove a idade. O objetivo desta vacina é proteger contra câncer de colo de útero e verrugas genitais. Os pais devem estar atentos, pois não se trata de campanha. A vacina faz parte do calendário vacinal e está disponível nas unidades durante todo o ano. Ao completar 9 anos a menina deve procurar pela unidade mais próxima de sua casa e iniciar a imunização.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, esta é a quarta principal causa de morte por câncer entre mulheres. O HPV (tipos 16 e 18) é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. A vacina contempla ainda dois tipos de HPV de baixo risco (HPV 6 e 11), responsáveis por cerca de 90% das lesões anogenitais.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV, que estão disponíveis nas UBSs, PSFs, Caismi e Ambulatório Central de Especialidades (SUS). A primeira dose é ofertada para adolescentes de 9 a 13 anos de idade. A segunda dose será administrada seis meses após a primeira e a terceira dose cinco anos após a primeira.

Veja também

Encontro de Carros Antigos de Itatiba

No dia 20 de Agosto acontecerá mais uma edição do tradicional Encontro de Carros Antigos …

Deixe uma resposta