Home / Destaques / Vamos falar sobre dieta?

Vamos falar sobre dieta?

Nara Bapstistella Rabechi Nutricionista - CRN 3.38324
Nara Bapstistella Rabechi
Nutricionista – CRN 3.38324
A cada dia que passa vemos na televisão, redes sociais, blogs, revistas e outros meios de comunicação inúmeros tópicos sobre alimentação, saúde e padrões de beleza, mas será que tudo o que lemos e vemos realmente é verdade e pode ser adequado para nós? Será que todos esses padrões de beleza e dietas para emagrecimento de fato fazem bem à nossa saúde física e mental?
Sou nutricionista e tenho muito a dizer sobre todos esses assuntos, começando pelas dietas. Refiro-me aqui à dieta como restrição alimentar, com o objetivo de perder peso. Ou seja, um tipo de alimentação que exclua algum grupo alimentar, como a famosa dieta das proteínas, por exemplo. Esse tipo de dieta está muito ligado aos padrões de beleza atuais e à grande valorização do “corpo ideal”. Em minha opinião profissional, esse tipo de prática é nocivo à saúde e, principalmente, prejudicam a nossa relação com a comida.
Privar-se excessivamente dos alimentos que fazem parte do nosso contexto alimentar, assim como aqueles que gostamos muito, só geram uma maior vontade de ingeri-los, fazendo com que seu consumo seja exagerado em algum momento, ocorrendo o famoso “chutar o balde”.
Dietas rígidas para o tratamento de emagrecimento, na grande maioria das vezes, não são eficazes e podem gerar inúmeras consequências ao nosso corpo. De acordo com o Grupo Especializado em Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA, 2016), estima-se que 50 milhões de brasileiros façam dieta, mas apenas 2% destes conseguem manter o peso por mais de dois anos; e que 80% das pessoas que fazem dietas restritas a carboidratos (pães, massas, arroz etc) desiste em menos de três meses e recupera o peso que havia perdido. Além disso, fazer dietas aumenta o risco de desenvolver um transtorno alimentar.
Por todos esses motivos devemos repensar nossas estratégias para melhorar a saúde e nosso peso corporal. Mais importante do que o número que vemos na balança, está a forma como nos alimentamos, nossos hábitos de vida, prática de atividade física, evitando consumo excessivo de bebidas alcoólicas, controlando o estresse, entre muitos outros. A saúde vai muito além do peso e, antes de qualquer coisa, devemos respeitar nosso corpo e nossas sensações corporais como fome e saciedade. É preciso fazer um planejamento que proporcione uma alimentação mais saudável, mas compreendendo que todas as formas corporais devem ser aceitas. Dessa forma poderemos iniciar o cuidado real com nossa saúde. A perda de peso deve ser a consequência e não a nossa motivação principal!

ONDE ENCONTRAR:

Nutricionista Nara Baptistella Rabechi – CRN 3.38324
R Santo Bredariol, 685 – Giardino D’ Itália
Cep: 13256-220 – Itatiba, SP
Tel.: (11) 4534-3120

Veja também

Lançamento linha Make up Glam – Mahogany

A Mahogany Itatiba lançou na última sexta-feira (22) a linha Make up Glam. O evento …

Deixe uma resposta