Home / Destaques / VIOLÃO V.S. GUITARRA: Mitos e verdades!!

VIOLÃO V.S. GUITARRA: Mitos e verdades!!

Uma das maiores dúvidas que chega até a recepção da escola é: Para meu filho aprender guitarra, primeiro ele tem que aprender violão não é?

Outra coisa: a guitarra serve apenas para o Rock?

Bom, a guitarra é um instrumento elétrico nascido do violão, possuindo a mesma estrutura de cordas e afinações. Com a modernidade, a guitarra passou a ter várias afinações e vários acessórios, que foram dando as características de hoje.

O Violão tem origem espanhola e um milênio de vida. Seus repertórios e estrutura sofreram pouca alteração ao longo desses 1000 anos. Já a guitarra, nascida na década de 40, é ainda um bebê em relação ao violão.

Mesmo com tantas diferenças evidentes entre ambos os instrumentos, por incrível que pareça, a iniciação e a execução prática nesses instrumentos pode ser idêntica quando os estudos estão começando.

Mas depois de ter passado o período de inicialização, há a necessidade do aluno optar por uma especialização que são elas:

Para Violão:

– Violão Clássico, flamenco, músicas latinas, MPB, Samba e Ritmos Brasileiros, entre outros.

Para Guitarra:

– Rock, Fusion, Jazz, Guitarra Brasileira, Country, entre outros.

A guitarra elétrica nasceu do violão, sem dúvidas, passando por várias metamorfoses até chegarmos ao que temos hoje. Na hora de uma festinha em família ou um churrasco, as músicas de guitarra podem, naturalmente, ser executadas em um violão e vice versa, mas o mais importante é a paixão que nós brasileiros temos por ambos. Pois os dois juntos são, até hoje, os instrumentos mais vendidos e mais procurados para se aprender nas escolas de música, representando 70% de nossas matrículas por mais de uma década.

Para saber mais:

Escola de Música Evolução
Rua João Bueno de Aguiar, 112 – Jardim Coronel Peroba – Itatiba/SP
Contato: (11) 4594-1902 | Nextel: 13*915645
E-mail: contato@emevolucao.com.br
Facebook: facebook.com/EMEvolucao
www.emevolucao.com.br

Veja também

Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, a mão de direção no trecho …

Deixe uma resposta