Home / Destaques / Você sabe qual a diferença entre marketing e propaganda?

Você sabe qual a diferença entre marketing e propaganda?

Por ANDRÉ FERNANDES

Se sua resposta foi não, pode ficar tranquilo, pois a maioria das pessoas (e aqui eu incluo empreendedores, executivos e outros profissionais), não sabem distinguir as duas coisas. É muito comum essa confusão, mas a clareza na distinção destas duas matérias é primordial para quem necessita trabalhar com a comunicação da empresa.

Normalmente, seja pela Agência de Comunicação ou pela Consultoria em Marketing, em minha primeira reunião costumo perguntar ao dono da empresa quem é o atual responsável pelo marketing, e a resposta rotineira é um pomposo “EU”. Pergunto então que trabalho é executado nessa área, e sempre ouço coisas do tipo: “Eu que negocio e faço os anúncios. Eu que cuido das promoções. Eu faço TV, revista, rádio, entre outros equívocos rotineiros.”

Um bom profissional que pretende trabalhar com o marketing e a comunicação na sua empresa precisa, antes de tudo, entender do que vai cuidar. Essa é uma premissa básica para qualquer função. E uma das maiores confusões que ocorre com empreendedores é achar que marketing é a mesma coisa que propaganda.

O Marketing é uma parte da Estratégia Empresarial. A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, pesquisa o mercado, desenvolve o planejamento estratégico, trabalha diretamente com o produto/serviço, seu preço, formato de distribuição, sua promoção (e aqui dentro se encontra a propaganda), os resultados obtidos e o pós venda. Conceito desenvolvido por Kotler e chamado de 4P’s, o qual hoje, com a evolução do mercado, trabalho como 7P’s.

A Propaganda é uma parte do Marketing. Depois que você entendeu quais são as necessidades e demandas do seu cliente e como você irá satisfazê-las, existe uma questão ainda mais complicada: como fazer com que seu público-alvo saiba que você e seu produto existem? É aí que entra a propaganda. Neste momento sim vamos falar em TV, rádio, jornal, revista, internet e inúmeras outras mídias e veículos de comunicação.

Não se engane, uma agência de propaganda tem a responsabilidade direta de trabalhar com a propaganda da empresa, não de desenvolver seu marketing. O marketing pode ser desenvolvido por um departamento interno ou mesmo por uma consultoria especializada.

O marketing é hoje tão abrangente e importante que tem tomado o posto de principal área na empresa, haja visto que desenvolve todo o conteúdo estratégico que será aplicado pelos outros departamentos. Por isso, conhecer o marketing e suas ferramentas pode ser um diferencial decisivo para você como profissional. Pense nisso!

Onde encontrar: GDBM – Grupo Dalcin & Benedetti Marketing
Contato: (11) 4534-0519 – e-mail: contato@gdbm.com.br
Rua Benjamin Constant, 433 – Loja 3 – Centro – Itatiba/SP

Veja também

Festa Q Hollywood – Cobertura Padovani Fotografias

Confira as fotos incríveis que nosso fotógrafo fez da festa Q Hollywood, que aconteceu no …

Deixe uma resposta