Home / Comportamento / Você tem fome de quê?

Você tem fome de quê?

Nara Bapstistella Rabechi

Nutricionista – CRN 3.38324
Comer é uma ação essencial para a nossa vida! Assim como respirar, a comida é fundamental para manter nosso corpo em adequado funcionamento e devemos realizar tal ação todos os dias e por várias vezes.

Porém, a comida é uma necessidade que tem um algo a mais: comer é uma delícia e além de nos nutrir, também nos dá muito prazer!

Existem diversos motivos para nos alimentarmos: fome, vontade, contexto social e até mesmo emocional! A comida tem diversos papéis na nossa vida e devemos considerar todos eles na hora de aprendermos a comer da forma mais adequada!

É normal comermos porque estamos chateados às vezes. É normal também comermos um pouco mais porque estamos muito felizes ou porque está tão gostoso que vale a pena provar um pouco mais. Tudo isso é válido e faz parte de uma alimentação normal, se ocorrer de forma eventual. No entanto, é necessário entender o real motivo pelo qual estamos comendo e dar nome às sensações. Muitas vezes, sentimos desconfortos emocionais e vamos logo à geladeira para tentar fazer aquela sensação passar! Mas será que passa mesmo? Muitas vezes sentimos um alívio momentâneo que logo fica despercebido com a chegada do pensamento: “não deveria ter comido tudo isso!”. Portanto, colocar a comida como um recurso emocional pode não ser a melhor opção.

Antes de qualquer coisa, pergunte-se o que realmente está buscando e depois perceberá se a comida de fato pode ajudar naquele momento. Se estrou triste, será que preciso de um abraço ou de um chocolate? Se me sinto cansado ou estressado, será que devo comer uma pizza ou tomar um banho relaxante e ir para cama mais cedo?

“Emoção assumida não vira comida!” (AMBULIM – Ipq, HC, FMUSP). Se a vontade for de fato de algum alimento, se a comida estiver maravilhosa e decidir comer um pouquinho mais naquele momento, não haverá problema algum, mas se a fome for emocional, sempre há alternativas possíveis.

Em relação à comida, devemos ficar apenas com o prazer que ela proporciona e com o alívio da fome e de alguma vontade específica, sempre em contextos adequados, respeitando o corpo e sem culpa!

Para saber mais:
Nara Bapstistella Rabechi
Nutricionista – CRN 3.38324
Rua Santo Bredariol, 685 – Giardino D’ Itália
Cep: 13256-220 – Itatiba, SP
Tel.: (11) 4534-3120

Veja também

Itatiba conquista curso gratuito de Construção Civil

Mais capacitação para Itatiba: na manhã de terça-feira, 19, o Prefeito Douglas Augusto e a …

Deixe uma resposta