Encontre empresas, produtos e entretenimento


‘Primeiras Braçadas’: projeto promove inclusão social por meio do esporte
  Data de publicação: 16/03/2020     Categoria(s): Projeto Social Saúde, Beleza & Bem-Estar Esporte
 Postado por:   QRevista

Pessoas com deficiência física, intelectual, visual e múltipla encontram na natação mais que uma prática de bem-estar em Itatiba

Quando o esporte encontra a autoestima, toda conquista é uma medalha de ouro. Nisso o projeto “Primeiras Braçadas”, grupo de natação multidade idealizado e mantido por voluntários em Itatiba, tem muito a celebrar.

Coordenado pelo professor de Educação Física Eduardo Perrone, o “Primeiras Braçadas” atende hoje cerca de 80 alunos, sendo 40 pessoas com deficiência, desde paralisia cerebral, amputadas, paraplégicas, tetraplégicas e com Síndrome de Down. A outra metade de alunos é formada por idosos com mais de 60 anos, que participam de aulas semanais de hidroginástica com objetivo focado na qualidade de vida.

Desde a criação do projeto, há seis anos, a meta é fazer da piscina o ponto onde todos, divididos pelas suas peculiaridades, são iguais e capazes de competir. Os treinos acontecem semanalmente realizados em piscinas oficiais da academia Na Ativa, parceira da iniciativa. A participação é gratuita e voltada à sociedade – o aluno ou interessado não precisa estar ligado a uma escola especial ou ONG.

Projeto para incluir – Em 2013, os irmãos nadadores Thomás e Thales Capeletto de Oliveira vislumbraram o projeto de incentivo à natação como ferramenta de inclusão social para um segmento muitas vezes esquecido quando se fala em competição esportiva: as pessoas com deficiência!
Auxiliados pelo amigo de longa data - o professor Perrone, que os acompanha desde que começaram a nadar, há mais de 30 anos – os irmãos chegaram às educadoras Heloisa Pereira Pancotto e Bruna Bredariol, que naquela época faziam mestrado na área. Elas deram forma ao projeto e se tornaram professoras. Heloisa ainda hoje segue com aulas, tendo como colaboradores Danilo Marcotriggiano do Nascimento e Gabriel de Moura Palladino. Patrocinado pela iniciativa privada de Itatiba e tendo como grandes apoiadores a empresa DryAll, a academia Na Ativa e o incentivador Marcelo Augusto dos Anjos, o projeto tem garantido os recursos necessários para manutenção dos treinos.

Conquistas – As medalhas são fruto da dedicação e do esforço dos participantes do “Primeiras Braçadas”. Elas somam dezenas nesses seis anos e vêm de importantes competições regionais -, e começaram já nos primeiros tempos de projeto. A princípio, a ideia do “Primeiras Braçadas” era despertar para recreação. Mas o potencial de disputa logo despontou em alguns participantes. Já no primeiro ano e com apenas três nadadores, vieram as primeiras medalhas nos Jogos Regionais e classificação para os Jogos Abertos de 2015. Neles, com uma equipe melhor estruturada, vieram mais medalhas e a 4ª colocação na classificação geral entre as equipes PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

Neste 2019, a equipe Primeiras Braçadas voltou para Itatiba com um expressivo resultado após a 63ª edição dos Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, realizados em julho na cidade de Americana –SP. Foram 24 medalhas, de ouro, prata e bronze, seja nas categorias individuais ou nos revezamentos. Uma marca expressiva numa única e importante competição. Entre as outras principais competições, destaque para torneios regionais e para o Troféu Guilherme Guido, em que competem representando a cidade de Itatiba.

 Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência 
“Primeiras Braçadas”

Onde: Semanalmente, na Academia Na Ativa (Endereço: Av. Guerino Grisotti, 405, Bairro do Engenho, Itatiba/SP).

Quando: Aulas às segundas-feiras, pela manhã e à tarde; quartas-feiras de manhã; quintas-feiras à tarde e nas sextas-feiras à tarde (inclusive a aula de hidro.)

Como participar: Procurando pelo professor Eduardo Perrone, nos dias de aulas. É feita entrevista prévia para avaliação de acordo com as regras do projeto. As aulas são gratuitas.


Galeria de Fotos


Publicidade
Siga-nos no Instagram

Empresas Recentes