Encontre empresas, produtos e entretenimento


Projeto “lixo no chão, em Itatiba não” é exemplo de sustentabilidade
  Data de publicação: 16/03/2020     Categoria(s): Projeto Social Educação
 Postado por:   QRevista

Projeto “lixo no chão, em Itatiba não” é criado para erradicar a cultura de que tudo que não nos serve, pode ser jogado de qualquer forma. Os resíduos descartados indevidamente se tornaram um dos maiores e mais críticos problemas da humanidade, vindo a ser uma questão de saúde pública e que afeta diretamente toda população.

Segundo Leila Bedani, idealizadora do projeto, a iniciativa tem percorrido os bairros da cidade com parceiros e voluntários dedicados a expandir o modo de vida sustentável e, além da conscientização, também são realizadas oficinas lúdicas com reaproveitamento de materiais recicláveis, caminhada ecológica com recolha dos resíduos descartados indevidamente nas ruas, revitalização de jardins, atividades físicas, café da manhã solidário, artesanato com recicláveis, oficina de compostagem doméstica, distribuição de lixeirinhas para carros, plantio de mudas de árvores nativas – com o objetivo de difundir o conceito da sustentabilidade dos ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) –, entre outros.

A primeira ação aconteceu no dia 1 de julho de 2018, na Avenida João Batista Leone, paralela com a UPA, no Parque Empresarial Adelelmo Corradini. “Foi um sucesso!
Compareceram cerca 300 pessoas, que juntas coletaram aproximadamente 1000 kg de resíduos somente nas margens do ribeirão. Ainda estamos estudando local e data para a próxima ação. Mas quem quiser participar é só ficar de olho nas nossas redes sociais. Tudo isso só é possível graças às pessoas que abraçam essa causa”, afirma Leila.

O projeto tem como intuito conscientizar as pessoas, levar informações e mostrar o quanto é importante cuidar do meio em que vivemos e, além disso, que o descarte dos resíduos de forma correta é bem mais simples do que imaginamos. A iniciativa também ajuda a fiscalizar e guiar um caminho melhor para todos com a prática dos 5 RS: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

“Nesse primeiro ano de existência do projeto já conseguimos reunir aproximadamente 1.500 pessoas, todas voluntárias, coletamos 6.000kg de resíduos do meio ambiente, 230 mudas de árvores nativas plantadas, 4 jardins revitalizados, 2 limpezas no rio Atibaia, aliadas ao Dia Mundial da limpeza, 2.700 lixeirinhas para carro distribuídas e 20.000 metros de ruas percorridos durante as caminhadas ecológicas”, diz.

O lixo que produzimos diariamente pode levar milhares de anos para desaparecer da natureza, causando um impacto catastrófico no nosso planeta, como enchentes, contaminação dos cursos d’água, proliferação de doenças, entre outros. Leila afirma que o projeto é uma forma de conscientizar a região. “Para garantirmos um mundo mais sadio e limpo, é necessário viver dentro dos preceitos da sustentabilidade, consumir corretamente, com consciência e sem desperdícios. Esse é um trabalho de formiguinha e constante, mas hoje em dia as pessoas estão mais abertas e dispostas a se reinventar, e isso tem levado muitos voluntários a participarem e aderirem a esse estilo de vida. E sempre estamos abertos para receber novas ajudas”, finaliza.

 Para saber mais: 
E-mail: lixonochaoemitatibanao@gmail.com
Facebook: Lixo no chão, em Itatiba NÃO


Galeria de Fotos


Publicidade
Siga-nos no Instagram

Empresas Recentes