Encontre empresas, produtos e entretenimento


Cultura e Turismo de Itatiba fomentam a cidade
  Data de publicação: 08/04/2020     Categoria(s): Cultura Turismo
 Postado por:   QRevista

Desde a certificação de Itatiba como município de interesse turístico (MIT), uma série de ações passaram a acontecer em nossa cidade, movimentando a economia e gerando novas oportunidades.

Em pouco tempo, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itatiba mostrou grandes avanços que melhoraram a identidade cultural e turística da cidade. O que temos visto, desde então, é um trabalho bastante sério e comprometido por parte da municipalidade em desenvolver ações específicas, estudos de viabilidade, diálogos e parcerias com especialistas, resultando em um grande plano de trabalho.
À frente dos trabalhos e da gestão da Cultura e Turismo está o Secretário Washington Bortolossi, que também participa ativamente como membro do CONDEPACHTI e do COMTUR.

“Elaborar um Plano Diretor para o Turismo de Itatiba, para então pleitear o reconhecimento como MIT, e através disso buscar recursos e propor iniciativas para desenvolver o turismo local, foi um grande desafio. Da mesma forma, tínhamos a necessidade de nos fortalecer diante de nossa cultura, resgatar valores, preservar nossas tradições, propor iniciativas e criar oportunidades. Foi assim que aceitei o convite do Prefeito Douglas Augusto para responder por essa pasta”, diz Washington.

Do trabalho desenvolvido, cursos e capacitações vêm sendo oferecidos aos interessados através do Programa para Desenvolvimento do Turismo em Itatiba, que fomenta a potencialidade turística de Itatiba, com destaque para os Workshops, tais como Governança no Turismo, Planejamento Estratégico para o Turismo Local e Regional, Metodologia de Projetos e Marketing Turístico – Marca e Promoção, e nossa reafirmação com potencial desenvolvimento do turismo rural e consolidação como cidade dos grandes casamentos.

Segundo Washington, vem muito mais por aí. “A equipe de servidores municipais está trabalhando continuamente junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR Itatiba), e pretende anunciar em breve as novas ações diante das conquistas perante os projetos apresentados e aprovados pelo Governo do Estado de São Paulo, o qual viabilizará recursos financeiros para investimentos na cidade, com grande destaque aos investimentos no Parque da Juventude - Luiz Latorre”, afirma.

A Secretaria também é responsável pelos projetos e iniciativas culturais no município, como o Museu, Biblioteca, Arquivo Público, Conservatório, e responsável pela gestão dos Parques da Juventude - Luiz Latorre e Linear - Antônio Fattori.

O cenário artístico e cultural permite cada vez mais o acesso de novos talentos e incentiva os iniciantes. Seja através da participação nas grandes festividades da cidade, ou em eventos menores, o artista local sente-se valorizado, podendo mostrar seus trabalhos nos mais variados segmentos.

Dentre as principais atividades realizadas destaca-se o aumento do número de vagas para que nossas crianças, jovens e agora adultos possam cursar as mais diversas oficinas musicais e aulas de ballet, além de oficinas de pintura e desenho, cursos inovadores propostos pela atual gestão.

Ainda com o objetivo de preservar nossa história, iniciamos um processo de revitalização de prédios históricos, contemplando, numa primeira fase, o Solar Ferraz Costa e Conservatório.

"Aproveito o espaço para agradecer a cada servidor público com o qual tive o privilégio de trabalhar, pois com muita força de vontade, comprometimento e dedicação deram uma nova identidade ao turismo e à cultura da cidade. Agradeço ao prefeito pela oportunidade de estar à frente desses trabalhos neste período. Tenho certeza de que demos o nosso melhor, diz Washington".

A cultura e o turismo são ferramentas extremamente importantes como a educação e merecem investimentos, pois podem ser utilizados para buscar o desenvolvimento econômico, tanto no mercado de trabalho como na geração de renda.

Itatiba está atenta às oportunidades, dedicada àquilo que é momento no Estado e no país, e dessa forma entendemos estar no caminho certo, afinal, quem não valoriza e respeita o seu passado e sua história está fadado a não ter futuro.

O jornalismo em que você confia depende de você. Colabore com a independência da Q Revista doando qualquer valor. Acesse:  https://apoia.se/qrevista


Galeria de Fotos