Encontre empresas, produtos e entretenimento


Continuamos nossa viagem na especialíssima edição 01 da Q Revista de abril/maio de 2008
  Data de publicação: 01/09/2020     Categoria(s): Projeto Túnel do Tempo
 Postado por:   Renato Antonio

O Turismo Rural

 

O passeio inclui a visita em três propriedades rurais de Itatiba além da degustação de comidas típicas para todos os gostos.

Por: Mariana Calza

 

Quem quer esquecer as preocupações do dia a dia entrando num clima totalmente diferente não pode deixar de conhecer o Roteiro Rural Tapera Grande, em Itatiba. O Roteiro foi elaborado por meio de um programa de turismo rural cooperativo do SESCOOP SP (Serviço de Aprendizagem no Cooperativismo) em 2003. Este programa contemplou todos os municípios do Circuito das Frutas. Desde a sua criação, mais de mil pessoas já fizeram o passeio

 

O Roteiro é formado por três propriedades. Sendo que em duas delas a alimentação, uma com café da manhã típico de fazenda e outra com almoço de comida mineira. As propriedades são: Comunidade Mundo Shamballah. Sítio São José, Hípica Rural Mombuca. Na Comunidade Mundo Shamballah os turistas tomarão um café da manhã típico de fazenda com produtos caseiros (bolos, geleias, compotas, pães, queijos etc.). Nessa mesma propriedade haverá o atendimento e desenvolvimento de produtos voltados a manutenção do equilíbrio e saúde humana, como tratamentos terapêuticos e autoconhecimento (terapia individual e de grupo, terapia floral. biotipologia humana, acupressura, reiki, taro, numerologia pitagórica, astrologia etc.). Além dessas atividades, os turistas poderão comprar produtos artesanais, artigos bordados, produtos fitoterápicos, produtos apícolas e produtos derivados de plantas medicinais.

Após o café da manhã, será feita uma visita ao Sítio São José, onde os turistas conhecerão plantações de uva, caqui ou morango, dependendo da época da visita. Os turistas também poderão comprar as frutas e mudas. A próxima parada será na Hípica Rural Mombuca para um almoço típico mineiro. Após o almoço, os turistas poderão fazer trilhas, alugar cavalos e charretes e visitar o Museu do Mato.

Para quem tem interesse em se aprofundar no clima rural da cidade pode trilhar o Roteiro Tapera Grande e Zona Rural oferecido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.