Encontre empresas, produtos e entretenimento


Ben arrivato Settembre!
  Data de publicação: 12/09/2020     Categoria(s): Turismo
 Postado por:   Alessandra Nardim

 

Adoro o mês de setembro na Italia, porque, traz mudanças, preanuncia o inverno trazendo novas festas, novas cores, iguarias para novas receitas, e nos prepara para novas descobertas.

O mês de setembro, na Italia há tantos significados: retorno ao trabalho, início de aulas e início da vindima (colheita da uva).
Do norte ao sul da Itália o trabalho é intenso pelos vinhedos.
Cada colheita é diferente da anterior a causa do amadurecimento das uvas, acidez e teor alcoólico. Escolher o momento certo para a colheita de uvas é essencial.

É o momento mais esperado; A videira é uma planta que deve ser seguida em todas as suas fases, desde o despertar até o amadurecimento das uvas. A qualquer momento existe o risco de que algum fenômeno meteorológico ou biológico possa comprometer a cultura ou a própria planta. A colheita geralmente ocorre durante as horas mais frescas do dia, mas alguns preferem fazer isso à noite, de modo que o calor não inicia uma série de reações químicas indesejáveis.

E’ tambem um otimo momento para visitar as Vinícolas, e poder descobrir de perto o duro e belo trabalho que está atrás da realização dessa bebida fantástica.

Do norte a sul pela Italia,  è possível encontrar uma vinha à sua espera com iniciativas que transformam a vindima em uma experiência envolvente para os nossos cincos sentidos. Que seja somente um agradável passeio no jardim de um castelo, a um giro em moutain bike, a pé ou, um pic nic entre os vinhedos esse momento è único na Itália.

A Itália é o país com maior diversidade vinícola. Não só o número superior a qualquer outro país de vinhos DOP (denominação de origem protegida) e IGP (indicação de origem protegida) (mais de 520 no total), mas também o fato de que 75% de sua área de cultivaçao (690.000 hectares no total, dos quais 660.000 para uvas viníferas) , ed) é composta pelas 80 vinhas mais cultivadas. Uma enormidade, comparando com pouco menos de 40 em Portugal e pouco mais de 30 na Roménia, seguindo a Itália neste ranking particular, elaborado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho. (fonte-winenews)

Aqui vao algumas dicas:

Onde nasce o vinho Gewürztraminer, em Bolzano, Regiao do Trentino, um giro em Jeep pelos vinhedos para viver uma experiência inesquecível.

Na cidade de Piacenza, Regiao da Lombardia, No Castelo Gropparello, todos os domingos de setembro, as crianças são os protagonistas da Festa da Uva que entre um trekking, bike tour e pic-nic a diversão nao faltarà.

No Piemonte, onde nasce o vinho Barolo, chamado como o rei dos vinhos, è possível descobrir as vinícolas em cima de uma vespa, ou em um giro de balão apreciando a beleza dessas Verdes Colinas, Património Mundial Unesco, da uma vista panorâmica unica.

Do dia 5 de setembro a 11 de outubro de 2020,  o evento “Cantine Aperte in Vendemmia” è uma otima guia para descobrir as Vinicolas em todo o territorio italiano, e poder assim incluir no seu roteiro experiencias ligadas ao vinho.

No Monferrato, entre um pic-nic e um copo de vinho è possível participar da colheita demonstrativa, e conhecer todo o processo de vinificação ou ainda descobrir o percurso sensorial dentro de uma Destilaria de Grappa.

Na Região da Campania, onde se encontra a tão amada cidade de Positano, Sorrento, a festa da vindima è uma atividade para toda a familia.

Na Região de Lazio, a 20 km de Roma, fica a vinícola familiar Donnardea e aqui que comanda são os pequenos.

Descobrir e viver essa experiência faz com que você entre em contato com as pessoas locais, descobre que a riqueza desse país também está nas pessoas que cotidianamente de gerações à gerações produzem vinhos não somente pelo guadagno, mas pelo amor ao próprio território.

“Alessandra, vive na Regiao do Piemonte, na Italia ha mais de 20 anos.
Adquiriu experiência viajando no exterior à trabalho e continua a viajar descobrindo ainda hoje belezas por essa Italia.
Hoje ela realiza roteiros personalizados pelas suas verdes colinas, onde vive.
Sempre pronta à partir, nos guiará pela Itália com paixão através os seus olhos e a sua experiência adquirida esses anos vivendo na Italia.

https://www.verdescolinas.com

 


Galeria de Fotos