Encontre empresas, produtos e entretenimento


Le cinque terre (As cinco terras)
  Data de publicação: 18/09/2020     Categoria(s): Turismo
 Postado por:   Alessandra Nardim

Qual è o significado da expressao: La dolce vita?

O clima temperado deste país, a boa vida, a boa cozinha, o bom vinho, a variedade de paisagens naturais, a grande riqueza artística, a música, a história e sobretudo a tranquilidade,  fazem com que este paìs seja único! A expressão “Dolce vita” nasce da soma dessas características, de saber colher a vida com calma degustando um copo de vinho apreciando uma paisagem sem preocupaçao com a pressa..

Garanto que a pressa dos italianos è muito diferente da pressa dos brasileiros:-).

Um dos guias de turismo mais sério e famoso no mundo, Lonely Planet há 24 publicações sobre a Itália, e desse número è possível entender o quanto este país tem para oferecer, começando pelo número de sítios com reconhecimentos do Património Mundial Unesco. Atualmente a Itália e China são as nações que detêm o maior número de sítios incluídos na lista de patrimônios mundiais: 55 sítios.

Para a Itália, destes 55 sítios, 5 são sítios naturais (Ilhas Eólias, Monte San Giorgio, Dolomites, Monte Etna, Antigas florestas primitivas de faias dos Cárpatos e outras regiões da Europa) e, dentro dos restantes 50 sítios de património Mundo, 8 são paisagens culturais: Costa Amalfitana, Portovenere, Cinque Terre e Ilhas (Palmaria, Tino e Tinetto), Parque Nacional Cilento e Vallo di Diano, com os sítios arqueológicos de Paestum, Velia e Certosa di Padova, Sacro Monte del Piemonte e Lombardia, Val d'Orcia, vilas e jardins de Medici na Toscana, paisagens vinícolas de Piemonte: Langhe-Roero e Monferrato (onde moro), As colinas Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene.

Hoje vamos descobrir as maravilhosas terras chamadas  “Le cinque Terre”.
São cinco vilarejos que encontram-se no Parco Nazionale Cinque Terre na Região da Ligúria, reconhecidos pelo Patrimônio Mundial Unesco desde 1997.
Os cinco vilarejos sao Monterosso - Vernazza - Corniglia - Manarola - Riomaggiore.

E' possível conhecer as 5 terras a pè, de trem e de barco.
Os vilarejos são ligados pelas linhas de trem ou pelas trilhas que percorrem entre um vilarejo ao outro.

Para percorrer as trilhas das "Cinque Terre" è necessário consultar as informações do parque, pois ocorrem constantes mudanças por excesso de turistas...e por ser uma terra extremamente frágil muitas vezes as trilhas são fechadas para a segurança de todos. E’ necessario estra bem preparado fisicamente, tenis e roupas confortáveis. Aqui a coisa è seria e posso confirmar pois já percorri uma das várias trilhas por essa costa marítima.
Durante séculos, os caminhos das “Cinque Terre” foram a única ligação entre um vilarejo e outro. Hoje a rede que se estende por mais de 120 quilômetros permite apreciar e visitar todo o território, por caminhos de diferentes tipos. Por isso, a caminhada nas trilhas do
Parque Nacional de Cinque Terre deve ser realizada sempre com bom tempo, com calçado adequado e por pessoas com boas práticas de caminhada. No site Parque Nazionale Le Cinque Terre se posso ter todas as informações e atè a app dedicada a todas as trilhas.

5 coisas que vc deve fazer nas 5 terre:

-         Degustar um copo do vinho produzido nessas colinas, chamado Sciacchetrà. Produzir esse vinho comporta trabalho delicado e lungo por isto a sua produção è rara. Os bagaços são colhidos em outubro deixados à secar ao sol até novembro e são então descascadas à mão para selecionar apenas o melhor - e uma qualidade muito alta garantida pela Denominação de Origem Controlada (DOC desde 1973), o Sciacchetrà é um produto muito refinado que pode evoluir por dez, vinte e até trinta anos.

-         Comer a “pasta con il pesto”. Essa è a patria do pesto. O pesto è o creme feito com manjericão, pinoli, queijo ralado e azeite. Aqui cresce o melhor manjericão para preparar esse creme perfumado de Liguria. Absolutamente acompanhado com um bom vinho branco do território, Pigato.

-          Visitar as cinco terras de barco é certamente uma das formas mais românticas para sentir essa terra frágil e esplendida. Os principais pontos de embarque são a cidade de Levanto, Portovenere, Lerici e La Spezia. Durante o verão, as saídas para as “Cinque Terre” e Portovenere também acontecem em Viareggio, Forte dei Marmi, Marina di Massa e Marina di Carrara. Você pode escolher entre uma viagem de um dia com uma parada pelos vilarejos (exceto Corniglia) ou uma excursão à tarde com uma parada de uma hora em Vernazza ou Monterosso e retornar a Portovenere ou La Spezia à noite, essa opção é para quem escolhe a viagem de um dia dormindo fora das 5 terre. www.navigazionegolfodeipoeti.it.

-          Escolher um restaurante com vista espetacular como esse no vilarejo de Vernazza http://www.ristorantebelforte.it/

-          E experimentar a típica farinata (creme de grãos de bico cozido no forno) e o pão frito, no Frantoio (via Gioberti 1) no vilarejo Monterosso.

A presto e Baci!
Alessandra

 

“Alessandra, vive na Regiao do Piemonte, na Italia ha mais de 20 anos.
Adquiriu experiência viajando o mundo à trabalho e continua a viajar descobrindo a autenticidade dos pequenos vilarejos, o verdadeiro tesouro da Itália.
Hoje ela realiza roteiros personalizados pelas suas
Verdes Colinas do Piemonte, onde vive.
Sempre pronta à partir, nos guiará pela Itália com paixão através os seus olhos e a sua experiência adquirida nesses anos vivendo na Itália.


Galeria de Fotos