Encontre empresas, produtos e entretenimento


O que é o Tartufo?
  Data de publicação: 15/10/2020     Categoria(s): Turismo Gastronomia
 Postado por:   Alessandra Nardim

O "tartufo" (trufa) é um cogumelo subterrâneo em forma de raiz e, portanto, se acha somente em baixo da terra, geralmente localizado à 20-30 cm de profundidade. Deve, portanto, ser repertório através do cheiro intenso da maturidade. Não se acha Tartufo em qualquer terra. O tartufo vive em simbiose com certas qualidades de arvores como: o nocciolo (avelas), o pipo, quercia (carvalho), o tiglio. E' uma combinação de terra, clima e vegetação que faz com que esse cogumelo cresça embaixo da terra.

Existem dois tipos de trufas: Trufa Branca e Trufa Preta

A preciosa trufa branca (Tuber magnatum) amadurece quando a temperatura cai abaixo de 10 ° C , já a trufa preta (Tuber melanosporum) entre 20 e 10 ° C. A trufa preta é mais fácil de ser encontrada e por esse motivo o seu preço é mais baixo. A Trufa branca é mais saborosa, perfumada e de difícil disponibilidade e assim o seu preço é mais alto em comparação com a preta.

O tartufo cresce na Itália, na Região do Piemonte, na Região Le Marche, na Região Úmbria, na Região Molise, na Toscana e também em algumas áreas da Calábria. E' de grande importância conhecer a origem do tartufo. Existe também o comercio dos "falsos" tartufo.

No século XVIII, O Tartufo era considerado uma delicadeza em todas as cortes Europeias. Era uma diversão assistir a “caça” ao Tartufo. Hoje os lugares só secretos. Pedaços de terra com a presença de tartufo são mantidos secretamente e são denominados Tartufaia. Difícil achar alguém que queira compartilhar está maravilhosa e rica descoberta. Muitas são propriedades privadas.

Como se acha o Tartufo?

Junto ao melhor amigo do homem, o Cachorro! Estes animais valem mineiras de ouro. E’ fantástico… e maravilhoso pensar em todo o processo que existe atrás deste maravilhoso e raro cogumelo subterrâneo. 

E' graças ao olfato, que o cachorro (somente certos tipos de raças e com treinamento desde pequeno) acha as trufas. Farejando pelos bosques e guiado pelo seu dono, a descoberta acontece através o uso do seu olfato. Muitos caçadores preferem sair à noite para procurar as trufas, onde o cachorro é mais estimulado pelo olfato. E’ um trabalho de time, entre homem e o cachorro. Apenas o cachorro começa a escavar a terra o dono deve segura-lo para terminar o escavo com as mãos e instrumentos adequados para não arruinar o tartufo. O tartufo é delicado.

Como se come o Tartufo?

Antes de mais nada o tartufo deve ser limpado. Somente com uma escovinha elimina-se a terra. Não se lava!
O tartufo é ralado com um instrumento especial formando lascas finíssimas, que serão servidas sobre o prato principal. A massa fresca temperada na manteiga, o ovo frito ou a carne crua são as combinações melhores para experimentar essa iguaria fantástica.

Quanto custa o Tartufo?

Depende da produção, da forma, do tamanho e do perfume. No outono/inverno se o clima não for tanto chuvoso e húmido não será produtivo, então a sua produção será menor e o seu preço cresce. Quanto maior é, mais caro será, mas se for uma forma não "redonda" e cheia de pontas o seu preço cai.
O tartufo branco é o mais refinado, mais raro e mais saboroso e o melhor se encontra no Piemonte, onde moro :-) E a festa do tartufo está apenas iniciando! 

A presto e Baci!
Alessandra



“Alessandra, vive na Região do Piemonte, na Itália há mais de 20 anos.
Adquiriu experiência viajando o mundo à trabalho e continua a viajar descobrindo a autenticidade dos pequenos vilarejos, o verdadeiro tesouro da Itália.
Hoje ela realiza roteiros personalizados pelas suas
Verdes Colinas do Piemonte, onde vive.
Sempre pronta à partir, nos guiará pela Itália com paixão através os seus olhos e a sua experiência adquirida nesses anos vivendo na Itália.

 


Galeria de Fotos