Encontre empresas, produtos e entretenimento


Tudo o que você precisa saber sobre terapias naturais e medicina veterinária integrativa
  Data de publicação: 09/12/2020     Categoria(s): Pet e Cia
 Postado por:   Iara Consoline

Você sabia que o estilo de vida e fatores ambientais podem influenciar a saúde do seu cão ou gato?  Estas informações compõem a análise da medicina veterinária integrativa que vem ganhando cada vez mais espaço, pois seu foco está em tratar a saúde do seu pet como um todo e não apenas corrigir os sintomas.

A abordagem integrativa permite o tratamento por meio das terapias naturais, que melhoram a saúde do animal, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida, nos planos físico, mental e emocional, na medicina veterinária integrativa são analisadas as interações entre genética, fatores ambientais e estilo de vida que influenciam a saúde do seu peludo a longo prazo.

Conheça as terapias naturais e comece a mudar os hábitos do seu pet para que ele tenha ainda mais qualidade de vida:

# 1 – Alimentação natural

É uma dieta caseira balanceada que, se elaborada corretamente, atende aos requerimentos nutricionais de cães e gatos.

Segundo o site Cachorro Verde, trata-se de uma dieta com ótimos níveis de proteína animal de excelente qualidade, gorduras saudáveis, carboidratos de baixo a moderado índice glicêmico. Além disso é enriquecida com legumes, verduras e hortaliças.

AN cozida é uma dieta balanceada e completa, indicada, portanto, para animais de qualquer idade (desde que já tenham sido desmamados) e qualquer raça.

Já os pets portadores de quadros crônicos requererem dietas especiais, com restrições e adições que auxiliam no controle da doença.

Benefícios: tratamento adjuvante para diversas doenças crônicas como problemas de pele, renais, cardíacos, obesidade, diabetes e muito bem-estar para pets saudáveis.

# 2 – Nutracêuticos

Possuem, de forma concentrada, compostos bioativos de alimentos comuns no nosso dia a dia. A qualidade terapêutica do alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento.

Em cada suplemento, são associados diversos ingredientes para que um ajude e complemente os benefícios do outro. Estes produtos são formulados por veterinários, seguros para os pets e totalmente naturais!

Benefícios: melhora do trato digestivo, da pele e pelagem, aumento da imunidade, da força e do vigor. Também ajuda no equilíbrio do organismo como um todo, trazendo saúde e bem-estar para cães e gatos.

É essencial para o tratamento de doenças crônicas como câncer, doença renal, obesidade, diabetes, disfunção cognitiva e até problemas comportamentais como ansiedade de separação e fobia a barulhos.

Conheça os nutracêuticos da Botica Pets para cães e gatos, em forma de comprimidos, pó ou em forma de petisco (treats) para cães: http://blog.boticapets.com.br/alimentacao/6-coisas-sobre-suplementos-da-botica-pets/

Você pode comprar aqui: https://www.boticapets.com.br/

# 3 – Ozonioterapia

Utiliza a aplicação da mistura de gases como o oxigênio e o ozônio que, em baixas concentrações, induz a produção de substâncias antioxidantes pelo próprio organismo, ou seja, estimula a produção de uma resposta de proteção do organismo.

O gás pode ser aplicado por diversas vias (retal, endovenosa, intramuscular, intra-articular e subcutânea). Não há dor e uma sessão dura, em média, 30 minutos.

Benefícios: tratamento de feridas de pele, doenças infecciosas, ortopédicas, neurológicas, imunológicas, além de servir como tratamento complementar para doença renal e câncer.

# 4 – Acupuntura

É a parte da Medicina Tradicional Chinesa e tem mais de 3 mil anos de existência. Para pets tem sido usada cada vez mais para problemas ortopédicos e demais doenças de causas inflamatórias e que causam dores crônicas.

Por meio da agulha em um ponto do corpo, ocorrem estímulos que oferecem analgesia e efeitos contra a inflamação.

Benefícios: melhora e cura de problemas neurológicos, ortopédicos, musculares e complementar para outras doenças, trazendo equilíbrio para o animal.

# 5 – Fitoterapia

É uma palavra derivada do grego “Phytos therapeia” e significa “a cura pelas plantas”, ou seja, e? a cie?ncia que utiliza as plantas medicinais para o tratamento e prevenc?a?o de va?rias doenc?as.

É indicada sob formas de chás, óleos, cremes, compressas, extratos e outros.

Benefícios: problemas digestivos, de pele, comportamentais, e complementar para doenças crônicas, como o câncer.

# 6 – Hidroterapia

A terapia pela água é usada cada vez mais na reabilitação de animais. É uma parte da fisioterapia. Com o desenvolvimento de exercícios na água, de acordo com a idade e condição física do pet. Assim, pode incluir natação e esteira aquática.

Benefícios: tratamento de pets obesos, com problemas ortopédicos ou neurológicos.

# 7 – Terapias com células-tronco

É baseada na capacidade de multiplicação das células-tronco, que podem ser obtidas em diversos tipos de tecidos: como gordura, medula óssea, polpa dentária, cordão umbilical.

Benefícios: ação reparadora, moduladora do sistema imune, com efeito anti-inflamatório para tratamento de doenças crônicas (renal e hepática). Também serve para a reparação dos tecidos, lesões do sistema osteoarticular e nervoso (sequelas da cinomose, por exemplo).


Publicidade
Siga-nos no Instagram

Empresas Recentes